Territórios e fronteiras do conhecimento na Chapada Diamantina foi o tema central do Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão do Campus XXIII que aconteceu presencialmente na UNEB-Seabra nos dias 13, 14 e 15 de dezembro. O evento organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) – Campus XXIII da UNEB-Seabra reuniu professores, técnicos administrativo, alunos e egressos dos cursos de Letras-Língua Portuguesa, Letras-Língua Inglesa, Jornalismo e Pedagogia.
Durante o Seminário, as mesas se tornaram em riquíssimas rodas de conversa para troca de experiência. Os professores e as professoras do Departamento (Dr. Cássio Jânio, Me. Cleber Nogueira, Dr. José Welton, Dr. Vinicius Morende, Drª. Gislene Moreira, Dr. Thiago Martins, Dr. Gildeci Leite e Drª. Renata Nascimento) tiveram a oportunidade de apresentar os resultados dos seus projetos de pesquisa e extensão (finalizados e/ou em andamento), artigos e relatos de experiência publicados em revistas e e-books.
Convidadas e convidados das escolas e colégios estaduais e municipais de Seabra (Ana Maria – Coordenadora do Filinto, Aline D’Oliveira – professora da Rede Estadual e Janaina Barros – NTE 03) também marcaram presença e enriqueceram as prosas. As discussões sobre “A Escola e a Universidade: diálogos e articulações para a pesquisa e a extensão no Campus XXIII”, com as mencionadas convidadas foram mediados pelo professor Me. Fernando Monteiro.
Na tarde de quarta-feira, 14, registra-se as importantes contribuições das egressas do curso de Letras Vernáculas Diane Nascimento de Oliveira e Edivania Souza Vieira e a egressa de Pedagogia, Ana Paula Martins Oliveira. As ex. alunas, agora profissionais e pesquisadoras, falaram sobre suas experiências e vivências na universidade, nos eventos que aconteceram no Campus XXIII, bem como fora das instalações da UNEB. A conversa foi mediada pelo egresso do curso de Jornalismo, Diosvaldo Filho. Infelizmente, os convidados do curso de Letras – Língua Inglesa não compareceram ao Seminário.
No dia 15, último dia de evento, o Seminário recebeu o conferencista Professor Titular de Teoria da Literatura da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Dr. Igor Rossoni, que discutiu sobre “A mensagem é o meio”, titulo que faz uma releitura a famosa frase do pensador McLuhan. Durante sua fala, Rossoni revisitou a Semana de Arte Moderna de 1922 e mencionou as contribuições para a arte moderna. O professor ainda agradeceu o convite, elogiou a estrutura do evento e disse que está à disposição da universidade para os próximos eventos. A conferência foi gravada e está disponível na TV UNEB-Seabra, no YouTube.