Nesta tarde, 05, o Campus XXIII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Seabra, promove a I Audiência Pública: Fica Pedagogia. O movimento, pensado a partir do Colegiado de Pedagogia do Campus XXIII e pela Câmara Técnica de Educação, reuniu estudantes e egressos do curso de Pedagogia, Letras e Jornalismo, técnicos administrativos e professores da UNEB Seabra, representante da Secretaria Municipal de Educação do município de Seabra e representante do CODETER.
No início das atividades, a diretora do Departamento, Renata Nascimento, e a coordenadora do Colegiado de Pedagogia, Fátima Sudré, agradeceram a presença de todos e fizeram um histórico do Campus XXIII. “O Campus XXIII da UNEB, em Seabra, esse ano completa 20 anos. Isso significa que há mais de 15 anos estamos formando professores para atuar em todos os níveis de ensino, dentro do Território de Identidade da Chapada Diamantina. É dever de cada um de nós lutar pela continuidade desta história”, relata Renata.
Na oportunidade, Fátima Sudré mencionou algumas histórias dos egressos do Curso de Pedagogia, aprovados em Concursos Públicos e em Seleção de Mestrado, reafirmando a qualidade do ensino público oferecido pela UNEB. Além disso, abordou sobre a importância da permanência do curso de Pedagogia neste Território de Identidade e menciona um dado importante: “a maioria dos nossos alunos vem de zona rural, e muitos deles são os primeiros da sua família a ingressarem dentro de uma universidade”, disse ela.
Vanusa Tapuya, uma mulher indígena, egressa da primeira turma de Pedagogia, primeira graduada do seu povo, relata que o curso é como uma arma em defesa do seu povo. Para ela, a Pedagogia lhe deu autonomia para escrever a história do seu povo pelo seu próprio olhar. “O que conta a nossa história é a Pedagogia”, relata. Vanusa também fala sobre a importância dos programas de Assistência e Permanência Estudantil e da Brinquedoteca, neste Departamento. “Como mãe, esse espaço criado para as nossas crianças é extremamente importante”, conclui.
O Curso de Pedagogia, até então, funciona em caráter interdepartamental neste Departamento. Trata-se de uma parceria com a UNEB de Barreiras. Diante da necessidade da instalação do Curso próprio no Campus XXIII, convidamos todos e todas a se juntarem a esta luta que pulsa: Fica Pedagogia.
Loureli Teles, representante da Secretaria de Educação do Município de Seabra, disse que apoia o movimento e fala que o Secretaria sente a diferença quando o profissional é formado pela UNEB. “Sentimos a necessidade da continuidade da UNEB em formar os nossos professores”, conclui Loureli.